SATORI

Blog

o que é o Canal Verde?

11/02/2021

Receber um produto do exterior com rapidez e custos reduzidos é um objetivo comum de pessoas que trabalham com importação, seja de pequeno ou grande porte. Porém, o que complica o cumprimento deste o objetivo são os processos obrigatórios durante a realização do desembaraço aduaneiro e, parte deles, podem ser dispensados quando mercadoria é encaminhada para o Canal Verde na importação.

 

Este canal dispensa tanto o exame documental, como a verificação física da mercadoria. Ou seja, é o canal onde o sistema registra o desembaraço automático da mercadoria, dispensados o exame documental e a verificação física da mercadoria.

 

A DI – Declaração de Importação selecionada para canal verde, no Siscomex Importação WEB, poderá ser objeto de conferência física ou documental, quando forem identificados elementos indiciários de irregularidade na importação, pelo AFRFB responsável por essa atividade.

 

Porém, o Canal Verde na importação é o melhor cenário possível no caso da nacionalização de uma mercadoria. Neste caso, a burocracia para liberação da carga é reduzida e ela é quase que imediata. O que resulta em redução de custos e tempo.

 

No mundo do comércio exterior, ele conta também como um grande indicativo de eficiência e qualidade em todo o processo de importação, isso ajuda a qualificar a importadora ou trading company, em patamares melhores de mercado, melhorando sua visibilidade e tornando-a mais atrativa aos clientes.

 

Ter bom controle dos processos, para ter o maior número percentual possível de DI’s registradas em Canal Verde na importação é muito importante. Afinal, se uma importadora tem suas mercadorias destinadas ao canal vermelho, por muitas vezes, isso pode ser um grande indicador negativo sobre ela.

 

Isso não interfere somente na visão da receita federal sobre a mesma, mas também na visão do próprio mercado, que acaba por prejudicar possíveis relações com outras empresas, ou até no momento de prospectar novos clientes.

 

Vale lembrar que este canal não é comum quando um importador realiza as suas primeiras importações. Isso porque ainda não é conhecido pela receita federal, o que requer um nível de fiscalização maior.

 

Por isso, a dica pra quem está começando, é não colocar muitas expectativas na conquista desse canal ainda no início. Com tempo de mercado e importações sem problemas na fiscalização, a chance de o Canal Verde irá se aproximar cada vez mais.

Compartilhe