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Itajaí terá Hub Logístico para produtos importados da Argentina

08/05/2020

 

Em meio às dificuldades enfrentadas pelo setor de Comércio Exterior durante a pandemia do novo Coronavírus, a Satori Importação e Exportação, de Itajaí, encontrou uma grande oportunidade: criar um Hub Logístico em Itajaí para atender a demanda de produtos importados da Argentina, sobretudo para o setor supermercadista e empresas ligadas à gastronomia.

Em uma parceria inédita com a Fundación Pro Mendoza, a Satori está cadastrando fornecedores de Mendoza, na Argentina, para atender compradores brasileiros. Mendoza é uma região conhecida mundialmente pela produção de bebidas, hortifrútis e alimentos de alta qualidade. A iniciativa, que obteve grande aceitação do empresariado de Mendoza durante um encontro virtual realizado na terça-feira (5), já conta com mais de 100 empresas cadastradas. A previsão é de que a documentação seja concluída até o final de maio e os produtos para potenciais compradores cheguem ao Brasil em junho.

O CEO da Satori Importação e Exportação, André Roldo, se mostra animado com o projeto. “É a primeira vez que se faz um trabalho com esse nível de engajamento. São mais de 100 empresas inscritas no projeto, com a mediação de uma instituição do governo na Argentina, que é a ProMendoza, e nós da Satori do lado de cá”, ressalta.

As vantagens de um Hub Logístico para os empresários brasileiros

A criação de um local específico para coleta, separação e distribuição de produtos importados traz diversas vantagens para compradores e fornecedores. A primeira e mais evidente delas está na redução de custos com viagens. “Você não faz uma viagem e fecha negócio. Você precisa de várias viagens e reuniões para isso. Com a criação desse armazém, os fornecedores poderão encontrar todos os produtos que buscariam no exterior em um único local e sem grandes custos com deslocamento”, destaca Roldo.

Se antes comprar um único produto do exterior exigia alto investimento e era uma operação repleta de insegurança, agora o comprador terá a facilidade de adquirir produtos em maior variedade e menor quantidade, diminuindo os riscos da operação. “A grande vantagem é que o comprador terá contato com múltiplas empresas estrangeiras, com produtos variados e vai poder comprar um pouco de cada coisa. Ele vai encontrar mais de 150 rótulos de vinhos importados, por exemplo, e poderá escolher quantas caixas comprar de cada um deles. Se colocar na ponta do lápis, a operação fica muito vantajosa”, explica o CEO da Satori.

Além disso, como existe a parceria com a Fundación ProMendoza, o processo de importação será mais seguro e menos burocrático. Todas as empresas inscritas serão auditadas pelo órgão argentino, para que os produtos respeitem todas as normas de comercialização no Brasil, desde especificações no rótulo até o cadastro do item importado junto aos organismos brasileiros de controle. Na prática, toda essa estrutura permite que a Satori e a ProMendoza realizem o acompanhamento de compra, garantindo que o produto comprado chegue exatamente conforme o combinado para o fornecedor brasileiro.

Enquanto ainda recebe inscrições de potenciais fornecedores na Argentina, a Satori também trabalha para encontrar os compradores no mercado brasileiro. Empresas do setor supermercadista estão sendo contatadas para encontros virtuais, onde o projeto é detalhado.

Empresários brasileiros que desejam conhecer mais sobre a iniciativa e querem se inscrever para fazer parte dos potenciais compradores podem entrar em contato diretamente com o CEO da Satori, André Roldo, através do e-mail roldo@satori.com.br, pelo telefone (47) 3246-4849 ou pelo whatsapp (47 ) 9 886 43483.

 

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