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Produtos single: as tendências de um mercado em constante expansão

28/02/2020

Em 2010, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE, o Brasil tinha mais de 89 milhões de pessoas solteiras entre a sua população. Já em 2017, uma pesquisa da Ipsos apontou que 54% da população do país se declara solteira, sendo as cidades de maior concentração deste público: Salvador (60%); Belo Horizonte e Brasília, as três com 56%. O estudo também apontou que 68% dos solteiros procuram manter alimentação saudável.

Esses dados revelam o potencial de um mercado cheio de oportunidades para indústria, atacado e varejo. Segundo a ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos informou, a opção por morar sozinho é uma realidade cada vez maior no Brasil. Para a entidade, a indústria brasileira de alimentos tem trabalhado com embalagens menores e porções individuais. De acordo com o estudo Brasil Pack Trends 2020, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), instituição de pesquisa ligada ao governo do Estado de São Paulo, o aumento da quantidade de residências com apenas uma pessoa e a vida urbana cada vez mais atribulada têm criado uma demanda por alimentos em porções menores ou individuais. Esse tipo de embalagem permite também diferentes opções de consumo no caso de lares com mais de uma pessoa, ou seja, cada pessoa na residência pode escolher o que consumir.

Segundo a pesquisa “10 Principais Tendências Globais de Consumo”, realizada pela Euromonitor Internacional, o número de residências com um único morador deve crescer a uma taxa média anual (CAGR) de 1,9% na próxima década. O mesmo estudo ainda prevê que a estimativa é que haja um aumento de 120 milhões de residências de uma única pessoa até 2030, o que corresponde a um aumento de 30% em relação a 2018.

O que o consumidor espera?

Exigente e a procura de produtos e maneiras que simplificar a sua vida. Segundo Ilana Ferreira, gestora de marca da GSA, essa é uma das características do perfil do consumidor single no Brasil. Segundo ela, esse shopper não é fiel a marcas, busca qualidade e sempre está atento à relação custo X benefício. Os principais produtos de porção individual são o macarrão instantâneo, sopão de 90 gramas, as pipocas de micro-ondas, os salgadinhos e a batata.

Outra característica pertinente a esse público é a busca por informações sobre saúde, o que os leva a procurar no ponto de venda produtos que tenham o apelo de saudabilidade. “A Vapza sempre foi pioneira em alimentação prática. Nossos produtos são vendidos em duas porções de 250g (porção individual).

Fatores que interferem na decisão de compra

Segundo uma pesquisa da EuroMonitor Internacional, os fatores que interferem na decisão de compra são do consumidor single são: a) gosto por experimentar novos produtos e serviços; b) marcas que já confiam e conhecem; c) qualidade e d) compra de locais que tenha selo fidelidade e produtos ecológicos. 

Levando em conta esses fatores, investir no sortimento de marcas e produtos é fundamental para vender mais. Outra dica é cuidar muito bem do abastecimento, tanto dos pontos de venda como das gôndolas propriamente ditas, evitando ruptura. Como se trata de itens com um giro agressivo, é preciso um abastecimento regrado para evitar rupturas. A execução na ponta de gôndola nos varejos também é um dos fatores essenciais para uma boa performance no ponto de venda.

Fatores que estimulam a busca por porções individuais

  • Busca por uma dieta mais equilibrada;
  • Conveniência e praticidade, a exemplo do que ocorre nas categorias de pratos prontos e semiprontos congelados;
  • Maior consciência de consumo, buscando a redução do desperdício;
  • Busca pela otimização do sabor e do frescor dos alimentos, a exemplo dos biscoitos em embalagens menores.

Encontre mais fornecedores no mercado internacional

Uma alternativa para atender a demanda por produtos single é buscar fornecedores no mercado internacional. Em todo o mundo, muitas empresas já tratam esse mercado como uma prioridade e possuem diversos produtos direcionados a esse público. Se você precisa de ajuda para encontrar esses fornecedores, pode contar com a Satori. Nós vasculhamos o mercado exterior em busca do produto que você deseja.

Fonte: New Trade

Edição: Ricardo Augusto de Souza – Jornalista

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