SATORI

Blog

Como realizar sua primeira importação?

18/08/2021

Quando entramos no mundo das importações e também das exportações, é natural que as dúvidas comecem a pipocar em nossas cabeças. Pensando em você que ainda não realizou uma compra por importação, nós da Satori elaboramos um conteúdo bem legal que tem como objetivo auxiliar você nesse novo caminho. Vamos lá?

Antes de mais nada, é importante dizer que existem três processos de importação: Importação própria ou direta; Importação por conta e ordem de terceiros; e a Importação por encomenda. Cada uma dessas modalidades conta com suas próprias características e desafios. Nós abordaremos hoje principalmente a categoria de Importação por conta e ordem de terceiros – que é justamente onde os serviços da Satori mais se encontram.

Entendendo a modalidade de Importação por conta e ordem de terceiros

Como o próprio nome indica, nesse estilo de importação, os processos são de responsabilidade de uma empresa terceirizada. Você entra em contato conosco e nós realizaremos todos os trâmites necessários para que a importação aconteça da melhor maneira possível. Isso significa que trabalharemos com a análise administrativa e tributária; realizaremos o processo de logística da operação, além de providenciar os documentos necessários para proceder com a liberação alfandegária junto ao despachante aduaneiro e, por fim, entregamos a mercadoria no local indicado pelo contratante.

Isto tudo é realizado e formalizado por meio de um contrato assinado e estabelecido junto à Receita Federal brasileira.

Uma coisa importante a ser levada em conta é que existem tributos sobre essas operações. Normalmente são eles:

Impostos de abrangência nacional

Tributos como IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), PIS e COFINS. Fazem parte das operações e possuem suas próprias bases de cálculo, então fique atento!

Impostos de abrangência estadual

ICMS. Você já deve ter ouvido essa sigla antes e sabe que cada estado conta com sua própria regulamentação sobre ele. Para se ter ideia, a alíquota de cálculo do ICMS pode variar entre 17% e 18% sobre o produto dependendo de onde você estiver localizado.

Esperamos que esse conteúdo tenha servido de ajuda para você clarear suas ideias sobre os processos que realizamos. Lembre-se que estamos sempre à sua disposição para a retirada de dúvidas!

Compartilhe