SATORI

Blog

DUIMP – Você sabe o que é?

15/12/2021

Quando falamos sobre os processos de importação e exportação, existem muitas dúvidas sobre como funcionam esses processos. A burocracia sempre foi um fator que afastava muitos interessados em conhecer, se familiarizar e até mesmo trabalhar dentro desse segmento. Nos últimos anos muitos processos foram alterados e, por vezes, simplificados. Para exportações, por exemplo, foi elaborado o DUE (Declaração Única de Exportação) e que tinha como objetivo facilitar e centralizar as operações. A DUIMP tem a mesma ideia, mas para importações – a sigla, inclusive, significa “Declaração Única de Importação”. Agora você deve estar se perguntando como que ela realmente funciona, não é mesmo? Por isso, nós da Satori resolvemos trazer até você um material que pudesse explicar mais sobre ela. Vamos lá?

DUIMP – Para quê serve?

A DUIMP, como dissemos, chegou para facilitar os processos e transformar o processo de importação em algo mais fácil e rápido – já que essa agilidade é o que permite que muitos negócios se realizem de forma mais atrativa para todos. Esse processo eletrônico chegou para substituir as antigas DI (Declaração de Importação), DSI (Declaração Simplificada de Importação), LI (Licença de Importação) e LSI (Licença Simplificada de Importação), centralizando tudo em um só documento. Imaginem que dessa forma os centros logísticos e industriais aduaneiros precisam lidar com muito menos processos burocráticos.

Uma das vantagens que a DUIMP trouxe também foi possibilitar a operação com a LI Guarda-Chuva. Ela é um tipo especial de licença única para vários tipos de embarque futuros – o que funciona para quem opera com regularidade dentro desse mercado.

Agora, com essas alterações, os produtos começam a ser transferidos tanto de zonas primárias e secundárias sem alterações complementares.

Catálogo de produtos

A DUIMP trouxe outras vantagens para o mercado que lida com o comércio exterior. Uma delas foi o Catálogo de Produtos. Quem faz a gestão desse processo é o próprio importador e com sua elaboração, existem diversos pontos de melhora. Agora a qualidade na descrição de produtos cadastrados ficou melhor, afinal de contas, com a organização de informações, imagens e atributos, ficou mais simples realizar as fiscalizações e também análises de risco.

É por esses motivos que a DUIMP foi uma das mudanças mais interessantes que a nossa área de comércio exterior já passou. Termos mais agilidade e mais simplicidade nos processos significa que podemos oferecer para você produtos e serviços de uma forma mais atrativa e que possam conectar você a diferentes partes do mundo.

Quer estar mais conectado? Quer ver um novo mundo de possibilidades? Conte com a Satori!

Compartilhe