SATORI

Blog

O que esperar do mercado internacional no cenário pós-pandemia: algumas percepções da Satori

20/07/2020

A pandemia do Novo Coronavírus chegou para mudar para sempre a forma como nos relacionamos, nos comunicamos e, é claro, fazemos negócios. No mercado internacional, as mudanças em curso são significativas. Os lockdowns em países como China, Itália, Espanha e EUA impactaram no comportamento da demanda e causaram mudanças em diversos setores. No texto a seguir, você confere algumas das nossas percepções para o cenário pós-pandemia!

Entre as principais mudanças apontadas por especialistas, nós da Satori destacamos três: as plataformas digitais assumiram um papel central no mercado, os governos desburocratizaram processos e o transporte de mercadorias pela via marítima será um importante braço do mercado no momento da retomada econômica.

 O digital como protagonista

Desde o início das medidas de isolamento social tem sido assim: o mundo digital assumiu o protagonismo nas relações. Com o comércio internacional, essa mudança foi sentida com a quebra de paradigmas e a reinvenção das empresas, que precisaram melhorar os seus níveis de serviço para manter a competividade em um mercado mais restrito.

Acreditamos que essa transformação digital foi acelerada pela pandemia e que esse processo ainda será intenso nos próximos anos, com a tecnologia aparecendo outra vez como aliada do comércio internacional.

A desburocratização dos processos

Se por um lado houve um maior cuidado com a origem das mercadorias e a sua higienização a fim de evitar a proliferação do vírus, por outro podemos afirmar que a pandemia do novo Coronavírus fez com que os governos, de uma forma geral, desburocratizassem antigos processos. Aqui novamente entra a questão da tecnologia, mas, desta vez, com o poder público utilizando essas ferramentas para dar maior celeridade aos processos de importação e exportação.

Esses processos, desburocratizados em um momento de exceção, tendem a ser mantidos no cenário pós-pandemia, facilitando a importação e a exportação e diminuindo as fronteiras no próximo período.

O transporte marítimo como um importante braço do mercado

O transporte marítimo, por ter como principal característica o grande volume de cargas, deve ser essencial para o mercado no momento da retomada econômica. E isso é uma grande notícia para Itajaí e Navegantes, uma vez que o complexo portuário da região iniciou a operação de mega-ships, se tornando ainda mais competitivo e atendendo as demandas do mercado internacional.

Atualmente, o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes já é o segundo maior movimentador de contêineres do país, respondendo por 70% da balança comercial catarinense e 5% da balança comercial brasileira.

Gostou desse material e quer saber mais sobre a Satori? Clique aqui e conheça o nosso projeto de Hub Logístico para produtos importados da Argentina, uma iniciativa inédita que surge como uma grande oportunidade para fornecedores e compradores.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe